Alunos com o professor Luis Paulo Campos
Os alunos de pós-graduação Comunicação: Linguagens Midiáticas, do Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, produziram dois videoclipes durante o módulo “Os diferentes gêneros”, ministrado pelo professor Luis Paulo Campos. Em aula teórica, os alunos foram instruídos quanto a este tipo de linguagem e, em seguida, orientados a se organizarem em dois grupos para escolha de uma música e produção de videoclipe.
O Grupo 1 escolheu a música “Minha mulher não deixa não”, de autoria de Reginho e Banda Surpresa. Já o Grupo 2 optou pela canção “Comida”, dos Titãs.
O videoclipe trata-se de um filme curto e em suporte eletrônico que tem sido amplamente difundido em virtude do advento da tecnologia e da banda larga. Nos dias atuais, estudiosos do “videoclipe musical” já identificam que na década de 50 já existia esse tipo de linguagem, como as cenas de Gene Kelly, em Cantando na Chuva (1952) e Elvis Presley, em Jailhouse Rock (1957).
O professor Luís Paulo Campos fez questão de indicar as melhores técnicas para se utilizar durante o processo de filmagem, bem como os efeitos e vinhetas na hora da edição. Para esse trabalho, os grupos contaram com a colaboração do técnico Lucas Arcêncio.
Sob a coordenação da Profª. Drª Naiá S. Câmara, o curso de Linguagens Midiáticas tem como objetivos atualizar os profissionais quanto a sua capacidade de comunicação; formar o profissional para ler e produzir diferentes gêneros textuais utilizando diferentes linguagens; apresentar as principais linguagens, gêneros, suportes e textos que constituem os discursos na sociedade e proporcionar condições de iniciação à pesquisa, promovendo a melhoria na atuação profissional.
Vale ressaltar que o videoclipe “Minha Mulher não deixa não” já está no Youtube e pode ser visualizado através do link: http://www.youtube.com/watch?v=rLj4xeyQQX4.
Em breve o outro videoclipe também estará no ar e o link será publicado no blog.