quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Unindo as cores: nova campanha da Benetton causa polêmica.

Benetton é uma empresa de roupas originalmente da Itália e mostra um estoque de grande diversidade de modelos e cores; hoje não só sua marca tem um valor significativo como também suas campanhas publicitárias. 
Nos anos 80 e 90, na autoria de Olivieiro Toscani, as campanhas da Benetton não só divulgavam suas roupas (às vezes nem essas apareciam) mas sim uma 'ideia': a união das cores (ou melhor interpretado como união das diferenças, diversidades) pela Benetton. Com esse logo 'United Colors of Benetton' apresentava imagens considerada fortes para sua época, com valor riquíssimo ideológico. Segue algumas imagens:

Como é visível, todas as imagens passam um valor sobre a união das raças, das religiões ou de qualquer tipo de esteriótipo julgado de forma preconceituosa que é assim desfeita.
Recentemente surgiu uma campanha de Benetton com o mesmo logo da marca, porém com um novo objetivo de slogan: o UNHATE, que seria um protesto contra a 'cultura do ódio', conforme aparece nesta matéria. Nessa nova campanha, as imagens retratam líderes mundiais se beijando, como Barack Obama junto de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.
Segue imagens dessa nova campanha:

Mahmoud Abbas, líder palestino, à esquerda, e Benjamin Netanyahu, premiê israelense
Barack Obama, presidente americano, e Hugo Chávez, presidente da Venezuela

Esta nova campanha já causa polêmica, tanto pela imagens dos direcionada aos líderes como pela maioria serem beijos homossexuais, mas sua mensagem não muda: quebra o esteriótipo e promove anular as diferenças e preconceitos para divulgar então a união das 'cores', das diverisidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário