quarta-feira, 13 de julho de 2011

Turma de 2011 apresenta trabalho sobre Cinema

Mayara Lucio*

A nova turma de alunos de pós-graduação Comunicação: Linguagens Midiáticas apresentou trabalho finalizado em Storyboard, orientado pelos professores Glauco Toledo e Roberta Assef do módulo de Cinema.
Com a turma separada em três grupos, o processo para construir o storyboard começou em cada grupo montar a história narrada (com começo, meio e fim); após isso, tiveram que identificar as sequências da trama, para iniciar a elaboração das cenas no roteiro. Todo esse processo foi orientado pela professora Roberta Assef, que demostrou as técnicas e sua finalidade, bem como a questão de estereótipos de personagens sobre a história do cinema e as técnicas de movimento da câmera e planos de filmagem.
Para concluir o trabalho e tirar a história do papel para a ‘telinha’, o professor Glauco Toledo mostrou mais um pouco sobre a história do cinema e a sua evolução de acordo com o contexto histórico, ressaltando também a linguagem cinematográfica. Explicou o que é storyboard e qual a sua utilidade, usando como exemplo os quadros do filme “O Clã das Adagas Voadoras” (2004).
Storyboard são sequências de quadros que servem para pré-vizualizar as cenas de um filme, curta ou qualquer outro tipo de audiovisual, de acordo com a mudança de fala, movimento, e dependendo de cada leitura feita para realizá-la.
Acompanhe os Storyboards realizados pelos alunos da turma de 2011.

“Sem fronteiras” – realizado por Alex Vissoto, Bruna Pires, Danilo Zanott, Fernanda Marchioretto, Juliana Franco, Juliana Ninin, Larissa Menara, Mariana Lellis, Pamela Silva, Renan Tobace e Tarso Eric.

“Por trás do Espetáculo” – realizado por Bruna Silva, Dayane Malta da Silva, Carollina Castro, Gisele Donadeli, Karina Hauch, Matheus Lopes, Mayara Lucio e Welington Zana.

“O Último Ato” – realizado por Flávia Rossi, Giselle Prado, Joyce Cury, Leandro, Marcela Oliveira e Maurício Falleiros.

*Mayara Lucio Farche é aluna do curso de pós-graduação Comunicação: linguagens midiáticas, turma de 2011, do Centro Universitário Barão de Mauá.  

6 comentários:

  1. Muito bom ver aqui no blog da pós a ótima surpresa que tivemos ao trabalharmos em grupo para a elaboração do roteiro e storyboard, sem dúvida foi uma experiência incrível, de grande aprendizado. A Roberta e o Glauco foram sensacionais com a gente, excelentes professores!


    Beijo.

    Marcela Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Opa!

    Olha nós aí pessoal. Muito orgulhoso por fazer parte do blog da Pós ainda mais começando com um módulo que encantou a todos nós.
    Estivemos em um universo diferente, mas muito interessante. Gostei e, se pudesse, faria de novo!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra todos! Em especial ao grupo que fez O Ultimo Ato. O storyboard ficou MUITO bom mesmo!
    Nota-se a ótima escolha do título com a trama. O clima de suspense demonstrando toda morbidez da cena, a linguagem utilizada, o flashback, o diálogo com os filmes "Água para elefantes e A orfã". Gostei! Ah! e aproveitando, parabéns para FLAVIA ROSSI, sua voz tá irreconhecível rsrs.
    Beijão!

    by: Netto Medeiros

    ResponderExcluir
  4. P.S. namorado da Flávia Rossi ai em cima.

    ResponderExcluir
  5. Todos ficaram ótimos e bem elaborados...

    Mayara, por favor, insere meu nome no Sem Fronteiras, acho que por ter duas julianas o meu passou despercebido...

    Juliana Ninin

    ResponderExcluir
  6. Juliana, verdade! Foi erro de digitação na hora, mas agora já atualizei, obrigada pelo alerta!

    Att,
    Mayara

    ResponderExcluir