segunda-feira, 23 de maio de 2011

EPIC 2014

Este vídeo, feito em 2004 - originalmente com o nome "EPIC 2014" - foi criado pelos jornalistas americanos Matt Thompson, do Star Tribune, e Robin Sloan, da emissora de TV por satélite Current. É interessante pensarmos que para termos um futuro melhor com a internet (com um conteúdo mais útil e democrático) ou um futuro pior (cheia de informações superficiais ou falsas) depende do rumo que dermos a ela desde agora.


*O vídeo foi uma indicação do professor de Filosofia e aluno do curso de pós-graduação Comunicação: linguagens midiáticas, Lyard Ferreira.

terça-feira, 17 de maio de 2011

USP promove videoconferência

Acontece nesta terça-feira (17/05), às 19h, a videoconferência “Letramento: conceito e consequências no processo de constituição do leitor”, que está vinculada ao Observatório da Educação/Capes/INEP-PUC-SP.
O convite é aberto a todas as pessoas que se interessarem pelo tema, sendo que para assistir a videoconferência é necessário ter uma boa conexão com a internet, e o Internet Explorer instalado na máquina.
“A pessoa que quiser assistir é só acessar o link e participar, não será necessário login e senha”, comenta o técnico em Telecomunicações da USP-CIRP-SCSUPOR, Alexandre Magno Vieira Lima.
A palestrante será Dionéia Motta Monte Serrat, que é doutoranda do programa de PG em Psicologia-FFCLRP-USP e bolsitas da CAPES, junto à Sorbonne III (La Nouvelle) em 2010.
O link do site para transmissão é o http://iptv.usp.br/portal/home.jsp
Para maiores informações o telefone é (16) 3602-4737.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Confirmado: iPad será fabricado no Brasil

Rumores sobre uma possível fábrica da Apple no Brasil existem há muitos anos, mas no começo do mês eles se intensificaram, com a declaração de um colunista da revista Isto É, que um acordo entre o governo e a empresa da maçã estava para ser fechado.
Depois disso, outras revistas se juntaram ao coro, e agora o governo brasileiro confirmou que a Foxconn, empresa que fabrica os produtos da Apple na China e exporta para o mundo todo (incluindo Brasil), fará um enorme investimento em terras tupiniquins.
O investimento de US$ 12 bilhões foi firmado após a visita da presidenta Dilma Rousseff à China, onde se reuniu com Terry Gou, CEO da Foxconn. O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, confirmou que com isso a Apple começará a produzir o iPad no Brasil.
Apesar das condições do acordo ainda não estarem fechadas, como prazos e locais onde o investimento será feito, o ministro afirma que os primeiros iPads “Made in Brazil” chegarão às prateleiras já em novembro desse ano. A Foxconn possui fábricas em 3 cidades brasileiras: Manaus (AM), Indaiatuba (SP) e Jundiaí (SP).
Vale lembrar que a Foxconn no Brasil também produz produtos da Sony, Sony Ericsson, HP, Dell, entre outros. O valor será investido também na produção de telas para celulares e tablets.
Como atrativo para convencer a empresa a vir para o país, o governo pode incluir os tablets no Processo Produtivo Básico (PPB), o que possibilitaria a redução de custos dos dispositivos em até 31% em comparação com os importados. A medida também beneficiaria outras fabricantes que produzem seus produtos por aqui, como a Motorola, com Xoom, e a Samsung, com o Galaxy Tab.
Se você está contente pela redução de preços dos tablets no mercado nacional, fique feliz também pelos milhares de empregos que deverão ser gerados.

Fonte: A matéria foi retirada do site www.tudocelular.com

terça-feira, 10 de maio de 2011

Geração Y

Este vídeo retrata as mudanças que os jovens passaram e seu contexto na história.
Uma indicação da professora Dra Naiá Sadi Câmara, coordenadora de Letras e dos cursos de pós-graduação Comunicação: linguagens midiáticas e Didática do Ensino Superior, do Centro Universitário Barão de Mauá. Naiá também ministra aulas de Linguística e Leitura e Produção de textos.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Alunos participam de palestra sobre mídias interativas em imagem e som


Rogéria Gamba*

No dia 27 de abril, os alunos do curso de Pós-Graduação em Comunicação: Linguagens Midiáticas da Barão de Mauá receberam os membros do GEMInIS - Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Na ocasião, o grupo realizou um bate-papo sobre “Narrativas Transmidiáticas”. O evento aconteceu no anfiteatro da Unidade Central.
O GEMInIS é considerado como um dos mais importantes grupos de estudos midiáticos do país, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCAR.
O grupo tem a coordenação do professor, Dr. João Massarolo e atua nas linhas de pesquisas: Narrativa Audiovisual e também nos Processos Midiáticos e Tecnólogicos em Imagem e Som.

*Rogéria Gamba é jornalista e assessora de imprensa do Centro Universitário Barão de Mauá. Além de estar cursando pós-graduação Comunicação: linguagens midiáticas.