segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Passaporte para o Jornalismo Literário

São Paulo – Direcionado ao público jovem, professores, profissionais em começo de carreira e interessados em geral, “Jornalismo Literário para Iniciantes”, de Edvaldo Pereira Lima, chega ao mercado editorial como um cartão de visitas dessa modalidade jornalística que empolga autores, cativa leitores e apaixona pessoas de todas as latitudes.
“Tem gente que pensa que jornalismo literário é coisa exclusiva de americanos, ou da época do new journalism de Tom Wolfe, Gay Talese, Hunter Thompson e Truman Capote”, comenta o autor, professor da Universidade de São Paulo (USP), cofundador e dirigente da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL).
Edvaldo Pereira Lima ainda completa ressaltando que: “na verdade, porém, existe há muito tempo. E em várias partes do mundo. No Brasil, deu os primeiros sinais de vida com Euclides da Cunha e João do Rio. Passou pela fase excepcional da famosa revista Realidade. Tem em Eliane Brum uma notável autora da atualidade. Desponta em iniciativas recentes como a série perfil no jornal Gazeta do Povo de Curitiba. Marca presença contínua na revista eletrônica TextoVivo, em Trabalhos de Conclusão de Curso e em livros-reportagem”, completa o autor.
O jornalismo literário segue como tradição fascinante da arte de se contar histórias da vida real, crescentemente descoberto pelas novas gerações, adaptável aos desafios do século XXI e às novas tecnologias de comunicação.
O livro foi publicado pelo inovador sistema editorial Clube de Autores, sendo que o mesmo pode ser acessado pelo link http://www.clubedeautores.com.br/book/35300--Jornalismo_Literario_Para_Iniciantes, em que pode ser encomendado, impresso e enviado por Sedex, ou retirado em unidades selecionadas da AlphaGraphics (www.alphagraphics.com.br), em São Paulo e no Rio de Janeiro. Há várias formas de pagamento, inclusive parcelamento.
É também do mesmo autor o clássico “Páginas Ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura”, obra de referência teórica sobre jornalismo literário.
O novo livro, “Jornalismo literário para iniciantes”, serve-lhe de introdução, trazendo conteúdos inéditos, exemplos históricos e atuais, questões instigantes, numa linguagem e tom apropriados ao público jovem.
“Também chamado de jornalismo narrativo, literatura da realidade e literatura criativa de não-ficção, o jornalismo literário ultrapassa o campo de interesse exclusivamente jornalístico”, comenta o autor. “É assunto potencialmente relevante para Letras, História, Ciências Sociais, Psicologia Social, Educação e outras áreas do conhecimento”, complementa. “Tampouco limita-se ao nível superior, podendo ser trabalhado igualmente no Ensino Médio”, enfatiza.


Serviço
Jornalismo Literário para iniciantes
Autor: Edvaldo Pereira Lima.
Páginas: 148
Valor: R$ 43,27
Edição: 1(2010)
Peso: 238 gramas
Formato: Médio (140x210mm), brochura com orelhas

Um comentário:

  1. Infelizmente, o "Texto" foi abandonado pelos Jornais e Revistas do Brasil. Não há mais espaço para uma boa história. Tudo mais parece uma fábrica de salsichas, com regras e manuais que afrontam a riquíssima Língua Portuguesa.
    Felizmente, um livro como esse, traz oxigênio ao sufocado "Jornalismo Tupiniquim". Abs., João Marcos

    ResponderExcluir