segunda-feira, 25 de julho de 2011

Editor da Folha diz que jornais dão mais audiência que programas de TV

Em artigo publicado no domingo (24/7) - no caderno Mercado, da Folha de S. Paulo - o editor-executivo do jornal, Sérgio Dávila, afirmou que os jornais brasileiros nunca foram tão lidos e que essa crescente de leitores e vendas, rende mais audiência aos jornais do que qualquer atração exibida atualmente na TV brasileira. “Nunca se leu tanto no Brasil”, inicia o texto do jornalista.
A constatação de Dávila é baseada em pesquisa levantada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), com 98 dos jornais afiliados ao órgão de pesquisa, que aponta um crescimento na circulação de 4,2% sobre o mesmo período do ano passado. Com a soma dos não afiliados ao IVC, segundo estimativa da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), o salto chega a ser de 8,4 milhões de edições vendidas diariamente.
Por último, o editor-executivo da Folha utiliza como fonte o mercado publicitário. “Se entre três e cinco pessoas leem um exemplar de jornal (...) estamos falando de 25 milhões a 42 milhões de leitores”, escreveu. Dávila compara o número final de leitores com a quantidade de telespectadores existentes para cada programa.
“Para o Ibope, um ponto de audiência no que chama de Painel Nacional de Televisão (...) equivale a 577 mil indivíduos. Na comparação (minha, não do Ibope), juntos, os leitores de jornal no Brasil equivaleriam à audiência nacional de um programa de TV com, no mínimo, 43 pontos”, e completou: “Seria o campeão de audiência entre todas as atrações no ar hoje em dia”, analisou o jornalista.

Ranking IVC (circulação diária – exemplares)
1º - Folha de S. Paulo – 305.522
2º - Super Notícia – 301.909
3º - O Globo – 264.382
4º - Estado de S. Paulo – 252.999
5º - Extra – 235.541

*Texto extraído do site www.comunique-se.com.br, no dia 25 de julho de 2011.

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