quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Analogia entre games e a vida real: Pássaros raivosos e os ataques de 11/09.


Angry Birds, traduzido ao bom português como Pássaros Raivosos, é um jogo no qual se lança aves/bombas em guarnições protegidas por porquinhos, e para o aplicativo é necessário apenas ativar os estilingues através do toque do dedo na tela do tablet. 

Angry Birds é um jogo simples, de fácil entendimento e habilidade para jogar, e têm algumas analogias, como o pássaro representar a liberdade, e os porcos a lama, o aprisionamento, levando isso a uma grande empatia do público; porém pode ser visto como uma metáfora do 11/9, pela reações desses pássaros e por em várias fases do jogo ter o objetivo de acertar os alvos (que muitas vezes são torres) e destruí-los. Este jogo gerou alguns protestos, como é possível verificar aqui. Segundo Massarolo¹, ‘A gameficação da vida é uma tendência atual e sua lógica permeia tanto o ambiente das escolas quanto dos grandes conglomerados de mídia, mas isso não chega a ser uma novidade. Desde priscas eras, as fábulas ensinam as crianças a matarem monstros raivosos. Estudos recentes comprovam que os videogames são um dos modos mais eficiente dos jovens aprenderem a lidar com os seus fantasmas, origem das neuroses coletivas e individuais.’


¹João Massarolo é jornalista da EPTV e produziu o texto 'Pássaros raivosos e os ataques de 11/09', encontrado no blog NO AR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário