Agora é possível ter acesso à maior parte de revistas e jornais entre o século XIX e XX; pode-se consultar qualquer notícia ou assunto relacionado à alguma temática, como cultura, gastronomia, esporte ou cotidianas. Esse processo é válido graças ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, que criou o site MEMÓRIA DA IMPRENSA, em que disponibiliza todo esse arquivo digitalizado e organizado para fácil acesso. Encontra-se notícias veiculadas à jornais e revista que são - ou não - mais existente, agora sendo possível sua consulta.
Segundo a apresentação do site,
"Na virada do século XIX para o XX, a então província de São Paulo assistiu a grandes transformações em seu aspecto urbano, como o crescimento populacional, econômico e político. Durante esse período, jornais e revistas usaram seu espaço para publicar textos e comentários sobre literatura, teatro, arte e música. Como exemplo, a Revista Moderna, de 1898, contava com a colaboração literária dos melhores escritores do Brasil e de Portugal. Outro destaque nesta nova edição do Memória da Imprensa é o Jornal da Senhoras, primeiro periódico feminino brasileiro, escrito por mulheres e para as mulheres interessadas em moda, literatura, artes e teatro."
Dados das documentações existente no site, segundo o Estadão:
- 95 títulos de revistas fazem parte do acervo do Arquivo Histórico. Apenas uma pequena parte já foi digitalizada na internet
- 1.369 títulos de jornais estão disponíveis para consulta
- 6 mil metros seria a extensão de toda a documentação do Arquivo Histórico se todos os textos fossem enfileirados.
- 1.369 títulos de jornais estão disponíveis para consulta
- 6 mil metros seria a extensão de toda a documentação do Arquivo Histórico se todos os textos fossem enfileirados.
Para viajar um pouco mais nesse universo da imprensa, apreciando conteúdos históricos, clique na imagem abaixo, esta sendo uma das capas da Revista 'A Lua'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário