(matéria extraída da EXAME.com)
O cartaz "Keep Calm and Carry On" está por toda parte. Pendurado como
quadro, estampado em xícaras, camisetas ou parodiado em inúmeras versões
nas redes sociais, o slogan virou febre nos últimos anos.
Agora, o pôster teve sua origem retratada pelo cineasta Temujin Doran,
em um curta-metragem que já foi visto por quase um milhão de pessoas em
menos de um mês no Youtube - e que serve, inclusive, como propaganda
para a Barter Books.
A história do cartaz começa em 1939, quando a Inglaterra se juntou às
tropas aliadas para lutar contra a Alemanha na 2ª Guerra Mundial.
Para tranquilizar a população, o recém-criado Ministério da Informação
britânico resolveu criar anúncios com frases motivacionais, que deveriam
seguir um padrão de design uniforme, contendo uma fonte sofisticada e
elegante, acompanhada da imagem da coroa do rei George VI.
Três versões foram impressas. A de cor azul dizia “Sua coragem, sua
alegria e sua determinação irão nos trazer a vitória”. A verde, “A
liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”. Finalmente, a
terceira, em vermelho, trazia a mensagem “Fique calmo e siga em
frente”.
Enquanto os dois primeiros cartazes foram distribuídos e imediatamente
passaram a estampar portas e janelas, o terceiro, reproduzido em cerca
de 2,5 milhões de cópias, ficou guardado para uma situação de crise ou
invasão, mas nunca foi veiculado.
O slogan só foi conhecido em 2000 - 61 anos depois de ser criado - quando o sebo inglês Barter Books encontrou um cartaz original em uma caixa de volumes comprados em um leilão e enquadrou-o na parede.
A descoberta acabou inspirando uma campanha de considerável alcance em
uma nova geração, que nasceu com a propaganda digital e as redes sociais e que tratou de disseminar a mensagem, ironicamente, diversificando-a com os finais mais improváveis.
Hoje, o famoso slogan transcende seu propósito original e é vendido em xícaras, toalhas, chaveiros, quadros e camisetas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário