quarta-feira, 25 de abril de 2012

O PNLL e as ações para construir um novo país de leitores.

(matéria extraída diretamente do site)


O Ministério da Cultura vai investir, em 2012, R$ 373 milhões nos projetos e programas que integram o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). São ações para promover o livro, a leitura, as bibliotecas e a criação e a difusão da literatura brasileira, sob a coordenação da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a instituição vinculada ao MinC responsável pela gestão destas políticas públicas setoriais.
São mais de 40 projetos e programas e o maior desembolso de recursos em um único ano no âmbito da cultura (além do MinC, o Ministério da Educação e várias outras áreas do governo federal desenvolvem ações que fazem parte do PNLL). O montante abaixo refere-se somente a valores a serem pagos em 2012 (financeiros, orçamentários, do Fundo Nacional de Cultura, de renúncia fiscal e de parcerias com outras áreas de governo e instituições não-governamentais). Também estão relacionadas as metas físicas das ações já pagas pelo Ministério da Cultura em exercícios anteriores e que vão impactar na sociedade no ano de 2012 (nesse caso, não estão computados os valores investidos). A seguir, algum dos eixos estratégicos da PNLL:

• Implantação de 359 bibliotecas públicas com telecentros e pequenos auditórios nas Praças de Esportes e Cultura (PEC), mediante repasse de recursos do PAC para as prefeituras;

• Obras de construção de 3 bibliotecas-parque e construção e/ou reforma de 4 bibliotecas de referência nos estados;

• Implantação de 81 novas bibliotecas municipais pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para zerar déficit de cidades sem bibliotecas, juntamente com prefeituras e Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas, mediante distribuição de acervos, mobiliários e computadores;

• Implantação de 42 Bibliotecas Mais Cultura, com espaços para realização de diversas atividades culturais, mediante repasse de recursos a cidades de até 50 mil habitantes.

Para conferir os outros tópicos, acesse o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário